Deixamos Uyuni e seguimos viagem para Oruro pelo altiplano andino, sempre acima de 3700 msnm. A temperatura não passou de 7 graus em momento algum.
De Oruro a La Paz há uma autopista maravilhosa que deu agilidade à viagem. Porém, ao entrar em La Paz, foram duas horas de engarrafamento no meio de vans conduzidas por motoristas sem o menor senso de civilidade. Aqui não há regras! Quem chega primeiro ou buzina mais forte ganha a preferencial na pista. Todo esse tempo pilotei com os dois pés no chão, sempre no risco de alguma van me derrubar.
Seguimos de La Paz para Copacabana, balneário às margens do Titicaca, o maior lago navegável e também o mais alto do mundo, a 3812 m de altitude com 8372 km ² de extensão. Para chegar a Copacabana é preciso fazer uma travessia de balsa em Tiquina, a 30 bolivianos. Os veículos só saem de ré e tive que contar com ajuda de 3 homens para retirar a moto da balsa. Conseguimos comprar 10 litros de gasolina numa "tienda" local, porque na Bolívia os postos não atendem estrangeiros. O trecho entre Tiquina e Copacabana é espetacular, muito sinuoso, e nos permite uma visão magistral e panorâmica do Titicaca.
Fizemos um passeio a pé pela cidade no sábado às duras penas (por causa da altitude) e, no domingo, um tour para as ilhas mais famosas do Lago, a 60 bs, entre 9 e 17h30. Estivemos em dois templos pré incaicos (Ina Kuyo e Chinkana) nas ilhas do Sol e da Lua, que foram ocupados por diversas civilizações em diferentes épocas: Uros, Aimaras, Tihuanacos e incas (salvo engano).
Que maravilha, hem, meu amigo? São tantas emoções, não é? Claro que tudo isso vai inspirar pelo menos uma música. Parabéns!
ResponderExcluirLindas fotos! Pelo visto a viagem está maravilhosa. Aproveitem!
ResponderExcluirAqui GG. Não to conseguindo logar, mas to seguindo a viagem. Lapaz é uma cidade conturbada e caótica. O transito é louco! Vocês atravessaram de Copacabana para Puno? É uma boa forma de entrar no Peru... sigam com tranquilidade... as fotos estão otimas!
ResponderExcluirParabéns pelas fotos. Abraço
ResponderExcluirNossa... que espetáculo!!! Obrigada por nutrir nossa vontade de sair dos nossos roteiros óbvios. Um abraço
ResponderExcluirQue bom que estão aproveitando a bela viagem. Belas fotos!!!!!Abs. Força e suorte!!!!
ResponderExcluirShow ! Bela viagem… como fala meu amigo, porque abaixo de 500 km é passeio. ( Mineiro )
ResponderExcluir